Espiritualidade
A imagem de São João Evangelista revela muito sobre a vida e a obra deste grande santo. Ele foi o mais jovem dentre os doze discípulos de Jesus e foi também o que viveu mais. Era o mais íntimo de Jesus, aquele que reclinava-se no peito do Mestre. Filho de Zebedeu e Maria Salomé. Pescador de profissão, trabalhava junto com seu irmão Tiago, e com André e Pedro. Antes de ser discípulo de Jesus, João foi discípulo de João Batista, o Precursor de Jesus. Vamos compreender os símbolos de sua imagem.
Significados
Os cabelos longos de São João Evangelista
Os cabelos longos de São João Evangelista simbolizam sua longevidade. Sabe-se com certeza que São João Evangelista viveu mais de noventa anos e morreu quase no final do Século I, tendo vivido muito anos em Éfeso, na Companhia de Maria, Mãe de Jesus.
A túnica branca de São João Evangelista
A túnica branca de São João Batista simboliza sua pureza de coração e sua santidade. Ele foi o único discípulo que acompanhou Jesus até à cruz. E ali, aos pés da cruz, João Evangelista recebeu uma das maiores missões do próprio Jesus: cuidar da Virgem Maria. Jesus entregou Maria aos cuidados de João, mas também entregou João aos cuidados de Maria. Isto, sem dúvida, influenciou na santidade e na pureza de coração deste grande santo. Por isso sua túnica branca.
O manto vermelho de São João Evangelista
O manto vermelho de São João Evangelista simboliza os sofrimentos do santo por causa de Jesus Cristo. Sofrimentos que começaram quando ele presenciou a morte de seu Mestre. Depois disso, São João Evangelista foi perseguido, preso na Ilha de Patmos por causa da pregação do Evangelho. Foi lá que ele escreveu o livro do Apocalipse. São João Evangelista também sofreu terríveis torturas por causa de sua fé em Cristo, mas não morreu em decorrência delas. Mesmo assim é considerado mártir, pois derramou seu sangue por causa de Cristo.
A pena na mão direita de São João Evangelista
A pena na mão direita de São João Evangelista simboliza sua missão de escritor sagrado e evangelista. São João escreveu o quarto Evangelho (por isso ele é chamado de "Evangelista"), três cartas e o livro do Apocalipse, o último livro da Bíblia. A pena simboliza também sua missão de Pregador e Mestre. Com efeito, ele fundou várias comunidades cristãs na Ásia e na Grécia e formou discípulos que se tornaram grandes Padres da Igreja, como São Policarpo de Esmirna e tanto outros.
O rolo na mãos esquerda de São João Evangelista
O rolo (às vezes é um livro) na mãos esquerda de São João Evangelista representa suas obras escritas no Novo Testamento. Como vimos, São João escreveu o Quarto Evangelho, três epístolas e o Apocalipse. Seus escritos tem a marca da profundidade e da simplicidade. Eles atravessaram 2 mil anos de história e continuam vivos e atuais para todo homem de boa vontade.
A águia aos pés de São João Evangelista
A águia aos pés de São João Evangelista simboliza a profundidade teológica de seus escritos. A imagem da águia foi atribuída a São João porque a águia é a ave que voa mais alto entre todas as aves. A altura do voo da águia simboliza a profundidade dos escritos de São João Evangelista. Seus escritos penetram no mistério e revelam os significados maravilhosos e profundos das palavras, ações e vida de Nosso Senhor Jesus Cristo.